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M2 – Confronto (Confrontation)

11 de dezembro de 2008

É isso aê gente…. hoje oficialmente comecei a produção do episódio 3 que levará o subtítulo ” Confronto”.

Desta vez Strider Hiryu e Chun-Li formarão dupla para encarar novos adversários na The Living Forrest, isso mesmo gente uma luta entre duplas…. mas ainda não revelarei quem serão os adversários para não estragar a surpresa. HAHAHAHAHAhahahahahha…… Mediante o desinvolvimento do 3 episodio, colocarei aqui o material  editado para que todos possam acompanhar o andamento até a finalização.

Posso adiantar para vocês que toda a trilha sonora que será usada nessa animação,  já está pronta desde a fase de seleção de músicas para o episódio M2 – Sobrevivendo.

Deal in Blood – Yoshihiro Ike – Ergo Proxy OST
Bregna 2415 – Graeme Revell – Aeon Flux OST  (novamente na parada)
(Ed. trance desconhecida) – Emma Chapplin
Run For a Fall – Epica – The Phanton Agony
Dryka – Robert L. Bennet, Jr & R. Dario – Ultraviolet  OST – Ars Arcana
To Victory – Tyler Bates – 300 OST

Posso adiantar também que como já dito no tópico anterior, eu estava trabalhando na versão 2.0 do meu ASSM (Action Script Scenario Mananger), tentando otimiza-lo, entretanto percebi que ao diminuir o número de variáveis e de linhas de instrução, o aumento do uso do processador é inevitável pois ele tem que realizar mais cálculos de números irracionais no mesmo espaço de tempo.
Então só fiz algumas modificações na legibilidade do código, transformei todas as variáveis em globais para que o código seja reaproveitado inúmeras vezes sem precisar criar outras variáveis e alterei as condições ( if ) para que elas sejam compatíveis com um MC que simula a lente da câmera.

Então como ficaria o procedimento para o uso deste meu código:

 – Crie um novo MC com o nome de ASSM e faça um retângulo na medida exata do seu palco com a ferramenta retangle tool 
 – Alinhe-a ao centro deste MC
 – Crie uma nova layer e nesta coloque a declaração das variáveis.

_global.ASSM_X =_root.ASSM._x
_global.plano1_X = _root.plano1._x
_global.plano2_X = _root.plano2._x
_global.plano3_X = _root.plano3._x

_global.ASSM_Y =_root.ASSM._y
_global.plano1_Y = _root.plano1._y
_global.plano2_Y = _root.plano2._y
_global.plano3_Y = _root.plano3._y

– Crie un novo Keyframe no frame 2 e coloque o ASSM

_global.ASSM_X2 =_root.ASSM._x

 if (_global.ASSM_X > ASSM_X2){
  _global.ASSM_valor = (_global.ASSM_X – _global.ASSM_X2)
  
  _global.plano1_X2 = (_global.ASSM_valor)
  _global.plano2_X2 = (_global.ASSM_valor / 1.25)
   _global.plano3_X2 = (_global.ASSM_valor / 4)

  _root.plano1._x = (_global.plano1_X + _global.plano1_X2)
  _root.plano2._x = (_global.plano2_X + _global.plano2_X2)
  _root.plano3._x = (_global.plano3_X + _global.plano3_X2)
  
  _global.ASSM_X = _root.ASSM._x
  _global.plano1_X = (_global.plano1_X + _global.plano1_X2)
  _global.plano2_X = (_global.plano2_X + _global.plano2_X2)
  _global.plano3_X = (_global.plano3_X + _global.plano3_X2)
 }

 if (_global.ASSM_X < _global.ASSM_X2){
  _global.ASSM_valor = (_global.ASSM_X2 – _global.ASSM_X)
  
  _global.plano1_X2 = (_global.ASSM_valor)
  _global.plano2_X2 = (_global.ASSM_valor / 1.25)
  _global.plano3_X2 = (_global.ASSM_valor / 4)

  _root.plano0._x = (_global.plano0_X – _global.plano0_X2)
  _root.plano1._x = (_global.plano1_X – _global.plano1_X2)
  _root.plano2._x = (_global.plano2_X – _global.plano2_X2)+0.05
  _root.plano3._x = (_global.plano3_X – _global.plano3_X2)

  _global.ASSM_X =_root.ASSM._x
  _global.plano1_X = (_global.plano1_X – _global.plano1_X2)
  _global.plano2_X = (_global.plano2_X – _global.plano2_X2)
  _global.plano3_X = (_global.plano3_X – _global.plano3_X2)
 }

_global.ASSM_Y2 =_root.ASSM._y

  if (_global.ASSM_Y > ASSM_Y2){
  _global.ASSM_valor = (_global.ASSM_Y – _global.ASSM_Y2)
  
  _global.plano1_Y2 = (_global.ASSM_valor)
  _global.plano2_Y2 = (_global.ASSM_valor / 1.25)
   _global.plano3_Y2 = (_global.ASSM_valor / 4)
  
  _root.plano1._y = (_global.plano1_Y + _global.plano1_Y2)
  _root.plano2._y = (_global.plano2_Y + _global.plano2_Y2)
  _root.plano3._y = (_global.plano3_Y + _global.plano3_Y2)
  
  _global.ASSM_Y = _root.ASSM._y
  _global.plano1_Y = (_global.plano1_Y + _global.plano1_Y2)
  _global.plano2_Y = (_global.plano2_Y + _global.plano2_Y2)
  _global.plano3_Y = (_global.plano3_Y + _global.plano3_Y2)
 }

 if (_global.ASSM_Y < _global.ASSM_Y2){
  _global.ASSM_valor = (_global.ASSM_Y2 – _global.ASSM_Y)
  
  _global.plano1_Y2 = (_global.ASSM_valor)
  _global.plano2_Y2 = (_global.ASSM_valor / 1.25)
  _global.plano3_Y2 = (_global.ASSM_valor / 4)

  _root.plano1._y = (_global.plano1_Y – _global.plano1_Y2)
  _root.plano2._y = (_global.plano2_Y – _global.plano2_Y2)+0.05
  _root.plano3._y = (_global.plano3_Y – _global.plano3_Y2)

  _global.ASSM_Y =_root.ASSM._y
  _global.plano1_Y = (_global.plano1_Y – _global.plano1_Y2)
  _global.plano2_Y = (_global.plano2_Y – _global.plano2_Y2)
  _global.plano3_Y = (_global.plano3_Y – _global.plano3_Y2)
 }

– Crie un novo Keyframe no frame 3 e coloque a instrução

gotoAndPlay(2);

 – Para ver o ASSM funcionando basta colocar seu cenario com até três planos em forma de  MCs respectivamente nomeados  como plano1 (cenário onde os protagonistas estão), plano2 (plano de fundo) e plano3 (plano do horizonte ou parede).
 – Agora crie uma camada específicamete para o ASSM e coloque-o nesta.
 – faça os movimentos da câmera de um local para o outro atravéz de keyframes e interpolações de movimento (Motion Tween)
 – Pressione Crtl + Enter
e veja o resultado.
 – Você pode alterar a velocidade em que os planos se movem mudando os valores destes parâmetros:  
  _global.plano2_X2 = (_global.ASSM_valor /
1.25 )
  _global.plano3_X2 = (_global.ASSM_valor /
4 )

 _global.plano2_Y2 = (_global.ASSM_valor / 1.25 )
 _global.plano3_Y2 = (_global.ASSM_valor /
4 )

– Você também pode aumentar o número de planos que se movem copiando e colando mais linhas de código, mudando somente a nomenclatura de plano3 para plano4, plano5, plano6 … em cada linha acrescentada.

Bom por hoje é isso… se alguém quizer modificar meu AS para aperfeiçoa-lo ou souber de algum código que faça o mesmo ou melhor sinta-se livre para modifica-lo ou notificar-me…

Um abraço a todos

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