h1

M2 – Confronto (Confrontation)

2 de janeiro de 2009

Adeus ano velho… Feliz ano novo…. Com muito sucesso, paz e trabalho para todos.

E chega finalmente mais uma atualização sobre o meu trabalho. Peço desculpas as poucas pessoas que visitam regularmente este blog, pela demora, infelizmente é inviável postar semanalmente pois demanda tempo criar material suficiente para justificar uma atualização.

Vamos lá. O que há de novo?
Estou postando as fotos dos cenários já finalizados para esse próximo embate insano entre duplas. Como vocês podem ver… desta vez os cenários serão variados e também serão bem amplos, o que possibilitará mais liberdade de exploração do confronto no desenrolar da animação.

Com ajuda do meu ASSM estou tentando tridimensionalizar o bidimensional. HAHAHAHAHA….  o efeito é bem semelhante ao que fizeram no Sonic quando foi lançado para o MEGA DRIVE (Sega Genesis)…

The Living Forrest

The Living Forest

 

The Living Forrest Top

The Living Forest Top

Goro's Lair

Goro's Lair

The Pit

The Pit

The Graveyard

The Graveyard

Por ora é só pessoal. Logo estarei postando outras novidades. até…
42 comentários

  1. Cara muito bom seu trabalho! Seus videos são ótimos! Tiro o meu chapéu pra vc! Não visito esse blog a mais tempo porque não conhecia rsrs. Estão de parabéns, já até virei fã rsrsrs! Abraços!


    • Obrigado Leo, são pessoas como você que me dão cada vez mais incentivo para continuar a fazer essas animações e quem sabe um dia formar uma pequena equipe de animadores realmente. vlw.


  2. Você usa quais programas para fazer essas animações?
    cara vc concerteza deve conhecer o MUGEN né?
    se tivesse jeito eu até lutaria com vc rsrs
    e mais uma coisa: vc sabe de algum site q tem para download a trilha sonora da animação da chun-li?


    • Bom os programas que uso estão nos créritos da animação. Flash para animar, Photoshop para retocar e criar sprites e cenários e Sound forge para editar as músicas e efeitos sonoros.
      Quanto ao MUGEN, sim eu conheço mas não jogo, entretanto admiro bastante as pessoas que se dedicam em ripar, alterar e criar os sprites dos personagens e tem muitos brasileiros que fazem isso.
      Música para dowload de que animação da chun-li?


  3. Mal posso esperar pra ver o ermac, scorpion, rain, ou noob lutando *-*


  4. kkkkk foi mal aeh, mas eu quiria dizer da segunda animação da chun-li (sobrevivendo) cara eu mostrei a uns amigos meus suas animações, e acredite se quizer, mas eles fingiram estar jogando nas lan-houses daqui do meu bairro nas animações. por exemplo:na primeira animação da chun-li Vs. a sonya, meu colega ficava imitando os golpes da chun-li só para impressionar o povo.


  5. ah esqueci da umas coisas. é que, tudo bem para usar o flash para animar e etc. mas como vc consegue os personagens? pedindo licença para a midway e a marvel? vc faz eles? e os cenários???? cara eu também gostaria de fazer essas animações é complicado?


    • Boas perguntas, Wagnelles… No meu caso os personagens que uso são a mistura de sprites já ripados por outras pessoas usados em uma versão antiga de um MUGEN brasileiro, alguns sprites retirados diretamente de ROMS (colegas meus que fazem isso), e alguns sprites que eu mesmo re-editei ou modifiquei.

      Eu não pedi a licença de uso dos personagens da MIDWAY nem da CAPCOM, até mesmo porque eles nunca me cederiam oficialmente os sprites originais. Entretanto para não violar a lei dos direitos autorais é importante que eu também não ganhe dinheiro com o que não me pertence e dê o crédito aos verdadeiros donos do material de que estou usufruindo.

      Isso faz ficar categorizado ser um trabalho de Fanart ou seja, um Fã da empresa X ou do artista Y está manipulando material legalmente protegido somente para homenagear o próprio criador e/ou sugerir idéias que ele ou mais pessoas acreditam ser interessantes e que possam ser utilizadas.

      Quanto a fazer uma animação de Sprites, se você já tiver conhecimento de flash, não é dificil mas é bastante trabalhoso, pois em alguns pontos é semelhante a fazer uma animação tradicional frame a frame (quadro a quadro). o diferencial é que você já possui o material, não precisa desenha-lo… huahuahuahuahua…

      No próprio site em que eu postei minha animação http://www.newgrounds.com tem várias pessoas que montam tutoriais para facilitar e popularizar a criação de animações de sprites procure por “sprite tutorial”. já será de grande ajuda para iniciar a jornada.

      Já os seu amigos brincalhões, KKKKKKKK… sei como é isso…. já presenciei, em outras lan-houses aki e o pior é que tem gente que ainda quer saber o nome do jogo depois….

      Fico muito feliz em ver e saber dessas coisas, porque isso significa que as pessoas acham que está bem feito e querem ver mais, outros até como você mesmo despertam o interesse de também fazer uma animação de sprites ou não, outras apenas a curiosidade de saber como isso é possível de ser feito.

      De qualquer forma quem sai ganhando é a própria empresa detentora legal do material. Porquê ganha mais popularidade e pode estimar melhor o potencial do seu produto. Embora digam por aí que nem todas as empresas concordam com a atitude dos fãs de expor suas idéias.

      Um abraço camarada e divulge meu pequeno trabalho para que as pessoas possam ver, rir, odiar, se inspirar, comentar e até mesmo começar a criar suas próprias animações.


  6. e meu nome verdadeiro é Wagnelles (lê-se vagneles) ok?


    • OK…


  7. não to querendo ser chato não mas…
    você esqueceu de me passar o site ou link para download da sua segunda animação.


  8. cara…
    você me enviou esse textão todo às 2:55 da madrugada???
    vc não dorme não?????


  9. mas eu achava que vc postou a animação no http://www.tabmok99.mortalkombatonline.com


  10. e é lógico que seus trabalhos são bem feitos e mais uma perguntinha: como você tira os “sprites” dos ROMS???


  11. Eu durmo sim quando amanhece…. Huahuahua….

    Pensei que você já tivesse visto a segunda animação o link está no tópico abaixo mas tô postando de novo.
    http://www.newgrounds.com/portal/view/469669
    Chun-Li vs Reptile e Tarkatan warriors

    Quanto ao site do Mortal Pavillion, eu só havia postado a primeira animação, não sabia se eles gostariam de receber a segunda, e duas semanas depois me deparei com ela sendo exibida por lá também. Gostei de saber que estava exposto lá e várias pessoas que acessam o site dão uma passada na minha page.

    Quanto a extração dos sprites das ROMS, é um processo longo pra se explicar aqui e eu não o faço como já disse acima, colegas meus é que fazem isso pois não tenho mais tempo para aprender a fazer nada. Mas você pode tanto aprender como isso é feito em fóruns como o http://forum.paodemugen.com.br como também pode fazer o download de personagens criados ou ripados por membros.

    Eu pessoalmente para as futuras animação estarei usando os personagens já ripados pelo MKP. e fazendo algumas modificações.


  12. legal.Mas eu já vi a segunda animação sim tanto é que foi no kombat pavilon. Mas , eu não lembro muito bem, é que da última vez que eu entrei no newgrounds.com eu ia mandar um e-mail para o “proxicide” (vc deve conhecer ele) porque fiquei sabendo que muitos “animadores” tiraram inspiração das animações dele. aí pediram para eu me registrar e eu não entendi muito bem como iria fazer isso. Bem, mudando de assunto eu andei navegando em uns sites de busca de músicas e achei a tal música Deal in Blood – Yoshihiro Ike, mas ela não tinha nada a ver com a música que tocava quando chun-li lutava comntra os barakas (os capangas de shao kann) tem algum jeito deu conseguir essa música já modificada? (se é que vc modificou ela ou então colocou a música original). kkkkkkkkkkk quando eu fui ver meu recado pedindo o site de download da animação eu errei na digitação; eu queria pedir na verdade as músicas da segunda animação. eu sou um zé ruela mesmo.

    Quando vc me passou um recado falando sobre uma versão do mugen brasileira; existe??? que eu saiba só tem mugen em ingles. ????? estou confuso. por favor me ajude.

    Mas olha eu fiu olhar nos creditos q vc usa uma versão diferente do sound forge e do flash que são programas que são de marca mesmo não achei grátis para download no google, apenas umas versões “demo” e “trial” q o programa é completo só q ele se desinstala automaticamente do pc depois de uns 3 dias. vc usa a versãoi original não é??????

    recado de seu fã número 1


  13. e tem mais um probleminha: que eu saiba o newgrounds.com é em inglês. como eu vou ler os tutoriais?????? os tradutores do microsoft word geralmente traduzem palavra por palavra o q não ia dar pra entender nada msm “traduzido”. tem um jeito de colocar o site em portugues????

    hei eu vi um recado de um cara no new grounds falando sobre as “barras de energia”. porque vc não colocou nelas como tinha colocado na primeira animação?????????????


  14. Hey I’m getting into Flash.

    Really annoying and getting on my nerves! I can’t even animate 1 scene!>:@

    I found out about this V-Cam thing. Wow how the hell did you pull off Surviving without V-Cam.

    Did you read from the text book tutorial, went to a website or self taught?


  15. Bem que pensei de você já ter visto a anima no Mortal Pavillion… Quanto a criar uma conta para falar com Proxicide, hehehehe… vai ter que ser em inglês. Porquê se não me engano ele é coreano e está morando e estudando nos USA.

    Deal in Blood de Yoshihiro Ike é uma das músicas da terceira animação que no momento está em andamento… KKKKKKKKK … a trilha sonora que você quer, foi postada no mês de março de 2008:

    Linkin Park – Breaking The Habit (Chun-Li Vs Tarkatan Warriors)
    Essa está práticamente idêntica.

    Ghost in the Shell – SAC – Run Rabbit Junk (Chun-Li com Reptile)
    Essa eu re-editei pra ficar climática.

    StaticX – Kill your Idols (Chun-Li Vs Reptile),
    Essa tá bem diferente da original.

    Graeme Revell – Bregna 2415 (Chun-Li com Hiryu)
    Essa eu usei apenas um trecho do início.

    Damageplan – Save Me (créditos).

    Ahhhhh… bom eu tinha uma versão em português feita por brasileiros, mas ela não funciona mais pq eu detonei com ela, huahuahuahua… eu a tinha baixado por Torrent nem sei onde a achei pq faz tempo.

    Por motivos legais não posso divulgar sites que contenham material ilegal mas a internet tá cheia de sites com cracks e pathes para burlar versões trials e demos de qualquer programa que você imaginar.

    Já os tutoriais em inglês, ferrou mané… pra achar em protuga cê vai ralar e muita coisa cê não vai achar. eu pretendo só depois que terminar a minha 3 anima montar um tuto responsa pra quem quiser aprender o suficiente para andar com as próprias pernas.

    As barras de energia foram retiradas da segunda animação intencionalmente, assim como o contador de combo. Porque:
    Meu intuito não era simular um possivel jogo, esperando que a CAPCOM e a MIDWAY um dia façam um jogo versus, muito menos trilhar o mesmo caminho que muitos outros animadores já o fizeram. Nessa segunda animação eu queria inovar e trazer o game para mais próximo da animação como filme. Se você reparar, usei uma música com letra e a tradução tem relação com a animação assim como toda a coreografia foi sicronizada à música.
    Repare; quando a musica aumenta o ritmo a pancadaria rola solta, quando baixa o ritmo a pancadaria vai mais devagar, quando a música dá uma pausa, temos um diálogo, quando chega ao ápice dá música a chun-li aplica os fatalities. A mesma coisa ocorre no metrô e depois no final, até nos créditos. Há também alguns efeitos de foco nos personagens durante o diálogo para enfatizar o suspense e a ação. Além disso, a chun-li se cansa durante a luta, “pois não aguenta o tranco”. E além disso tudo note que o cenário sempre está em movimento, sempre tem algo acontecendo no segundo plano, como alguém correndo, caindo, o trem passando e luzes piscando. Isso tudo não passa pelo conciente do cérebro mas seu subconciente recebe todas as informações, e por essa montoada de pequenas ações que ocorrem, a animação ganha mais dinamica e aparenta ser muito rápida como um frenezi de ação.

    Por fim, as barras apenas desviam a atenção ocupando espaço visual importante para maior ambientação e feedback com o cérebro.


  16. Xino; I’m very happy about your incursion into this world… LOL

    Man, almost everything that I learned about sprites and flash, was by myself. Somethings I “get” (only see) watching others sprites animations.

    But about Action Script I read many tutorials on sites and magazines.

    After I finished my second animation I dedicate to watch several sprite tutorials on Newgrounds to find something new that I don’t know and to confirm if other animators make the same way that I made.

    Concluding my search, all animators uses the same techniques and everyone have some tricks to make some Effects.

    The most complete sprite tutorial I founded on NG is Advanced Sprites Tutorial by PaperBat and that’s almost everything you have know about sprites animation. Take a look http://www.newgrounds.com/portal/view/468605

    About the V-CAM system, I’m not satisfied about my experiences with V-CAM assistance, so I create my own code to simulate a CAMERA. The code is long and need improvements to turn easy manipulation, but make everything I need at moment. On my 3rd animation you will can see what I made with my ASSM (Action Script Scenario Manager).

    Don’t worry, keep trying… make some guineapigs to get experience.


  17. heheheheehe… achou q só porque proxicide é coreano eu não posso falar com ele… acertou BUÁÁÁÁÁAÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁAÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ (MAS QUEM DISSE QUE EU NÃO SEI FALAR INGLÊS???????????????????????? bem, mas só sei falar um poquinho, e esse pouco q eu aprendi foi com meus colegas jogango gta san andreas online.) eu acho q vc é o único animador brasileiro q eu conheço. aff… mas.. olha você sabe onde consigo um tutorial falando mais ou menos o básico do flash (hehe… eu não sei nada sobre ele, só sei q é feito para animar os sprites). e mais uma coisa: vc me disse a uns recados atrás q algumas “cenas” são feitas frame a frame. mas como vc faz sem se for assim????? vc controla o personagem???? Pode me zoar que eu deixo (é sério). Mas se o Proxicide é coreano porque ele colocou suas animações (MK VS SF 1,2 e 3) em inglês?????? afinal vc me deixou confuso.


    • Huahuahuahua… você leu rápido demais meu post. Eu disse que tenho quase certeza que o Proxicide é coreano mas como eu disse antes, ele estuda e mora nos EUA, então ele sabe falar Inglês fluentemente, por isso as animações dele estão em inglês.

      O flash não foi feito só para animar sprites, ele te possibilita fazer animações vetoriais, sites e até jogos. Desde que cê saiba usa-lo corretamente e a última versão deixa o usuário até manipular 3D e tecnologia bones para animar.

      Como eu disse para o Xino no post acima do seu, eu aprendi flash praticamente sozinho. A única coisa que posso afirmar que realmente aprendi em tutoriais na internet e revistas que comprei foi o Action Script 2.0 (Linguagen de programação do flash) que uso para criar o menu, executar animações nos planos de fundo e preencher as legendas quando você escolhe a língua.

      Depois que terminei de fazer minha segunda animação eu busquei tutoriais sobre animação de sprites em flash para analizar se o meu modo de animar era diferente dos outros animadores e também novas técnicas e truques que cada animador usa para animar. Enfim, o que eu faço é basicamente o que todos fazem, me refiro ao método utilizado, contudo há varias maneiras de executar efeitos e vários truques para dar mais vida e estilo a animação.

      Nessa minha busca aprendi algumas poucas coisas novas que já me adicionaram melhorias, entretento a maior força de impacto na animação que me diferencia dos demais animadores são técnicas e truques que eu mesmo desenvolvi com base em estudos e esperiências que fiz antes e durante as animações. Uma delas é um protótipo de sistema de câmera baseado nas coordenadas X e Y dos planos na cena. Na próxima animação todos poderão ver nitidamente o fruto dessa experiência.

      Continuo te indicando os tutoriais do http://www.newgrounds.com veja o advanced sprite tutorial feito por PaperBat, é um dos melhores que já vi. http://www.newgrounds.com/portal/view/468605 ótimo pra quem quer começar… e traga algum amigo que saiba inglês pra te ajudar.

      E é claro que sou brasileiro, se não fosse qual seria o propósito deste blog em português? KKKKKKKKKKK………….


  18. “Ahhhhh… bom eu tinha uma versão em português feita por brasileiros, mas ela não funciona mais pq eu detonei com ela, huahuahuahua… eu a tinha baixado por Torrent nem sei onde a achei pq faz tempo.”
    por acaso vc é americano ou brasileiro???????


  19. pode rir mesmo pode rir que eu disse que eu deixo sim.
    Mas não humilha não BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…
    mas olha:”Uma delas é um protótipo de sistema de câmera baseado nas coordenadas X e Y dos planos na cena.” vc mesmo disse que pra quem conheçe do flash é fácil mas muito trabalhoso
    1- concerteza deve-se usar muita matemática pra fazer as animaçõs nã é??? e o pior que eu sou PÉÉÉÉÉÉÉSSIMO em matemática
    2- Quanto tempo demora mais ou menos para fazer uma animação???? (não se preocupe porque eu fico O DIA INTEIRO DAS 6 DA MANHA ÀS 10:30 NA NOITE no meu pc, mas não fico a madrugada que nem vc)
    3- vc ainda não me respondeu como você faz os movimentos dos personagens sem se for frame a frame.
    por enquanto é só isso. quem sabe vem mais duvidas na minha cabeça grande


  20. 1 – Sobre o lance da câmera, é verdade que é matemática pura, entretanto não é necessario percorrer esse caminho para fazer animações, isso é uma opção minha para criar o meu diferencial dos outros animadores.

    2 – eu pessoalmente enrolo muito para animar então levo meses… já outros animadores fazem em algumas semanas e alguns até em alguns dias, porém existem alguns casos que pessoas levam anos.
    O tempo execução do projeto depende do que você quer fazer e o quanto você sabe mexer no programa. A única coisa certa é que quanto mais experiência tiver, mais rápido você fará.

    3 – É um pouco difícil de explicar isso para alguém que não conhece o programa, mas vou resumir:
    Em animação de sprites você sempre repitirá por algumas vezes algumas sequencias de quadros, então os animadores de sprites em geral criam um “objeto” que contenha aquela sequencia de quadros que será repetida, então bastará arrasta-la para o palco e já está feito. Outrora seria necessário colocar frame a frame como manda o figurino.

    Mais uma vez ratifico, dê uma olhada neste tutorial http://www.newgrounds.com/portal/view/468605 e entenderá como os animadores de sprites trabalham.


  21. ok. ok. eu vou dar uma olhada nele, mas se estou te pertubando com meus posts é só falar que eu paro ok???


  22. você tem msn??
    seria melhor conversar no msn (se é que vc tem)


    • Desculpe Wagnelles, mas não uso MSN, na verdade odeio todos esses programas de chat MSN, AIM, IRC SKYPE …. mas suas dúvidas são perfeitamente normais, assim como todo iniciante eu também passei por essa fase.
      Por isso estou te indicando esse tutorial… já será um adianto depois que você aprender um pouco mais sobre o flash, pois será melhor para gente trocar informações e dicas; Agora não vai ter como eu te ajudar muito pois você tá 0% huahuahuahuahua… noob…


  23. hehehehehe…. um pouco mais???? eu sóo sei que o flash dá pra fazer animações, e até jogos, mas não sei MAIS NADA SOBRE ISSO. Eu sou um noob mesmo. mas você vai ver, eu ainda vou aprender a mexer com essas coisas e quem sabe ser como um profissional como você.
    Mas eu preciso saber qual a versão do flash você me indicaria para iniciantes como eu.


  24. e o que é a tal V-cam????


    • wagnelles, eu acho melhor você começar pela última versão, ADOBE FLASH CS4, porque assim cê não vai estranhar nada depois, entretanto se não tiver como usa-la dê preferencia a versão ADOBE FLASH CS3 não adquira nada mais antigo que essa versão, ou você depois terá que se reacostumar com o visual do programa e aprender novas funcionalidades.

      O que é V-CAM: V-CAM nada mais é do que um código em Action Script criado por alguém na vasta internet para simular os efeitos de câmera em uma animação feita em flash. Muitos animadores a utilizam quando fazem animações e há vários tutoriais espalhados pela internet esplicando como montar uma V-CAM.

      Obs. Ao contrário do que você pensa, eu não sou profissional no flash, sou iniciante também, uns 2 ou 3 degraus acima dos noobs mas estou me empenhando para melhorar cada vez mais.


  25. Mas eu vou ter que dar um jeito para fazer o download do flash cs4, porque ele tem mais de 700mb de tamanho.
    e tem outro problema: ele requer 1 giga de memória ram, e eu só tenho 256. o q eu faço???


    • Infelizmente você não tem para onde escapar, terá que fazer um upgrade na sua máquina, pois do CS3 pra frente tudo vai ser assim, “estúpido”, para quem tem máquinas menos privilegiadas.

      Eu já atualizei a minha no inicio do ano passado e se continuar do jeito que está, esse ano vou ter que atualizar de novo… ainda bem que as peças para PC estão baratas, hoje é possivel montar uma máquina legal com R$ 500,00 economizando em algumas peças importantes que podem ser retiradas da máquina antiga como: HD, monitor, DVD-ROM e até Placa de vídeo….

      Entretanto se o seu problema é só memória, isso é o de menos, por R$ 80,00 cê compra 1 giga… procura aqui http://www.boadica.com.br
      mas antes de comprar verifica se o seu processador é compativel com os requerimentos mínimos do ADOBE CS4.


  26. hehehehe, ferrou pra mim, né?? mas, peraí, como dá pra montar um pc com R$500,00???????? meu pc tem:
    processador celeron 2.6 gigaherts;
    64 (gloriosos, não sei o que faria sem eles, porque roda até nfs most wanted nele, mas em graficos baixos) mb de vídeo
    256mb (eu sou um cara-de-pau) de ram
    windows XP professional

    bem, como você sabe, eu sou seu fâ numero 1 decidi criar uma comunidade no orkut sobre vc e suas obras de arte. o q vc acha????
    estou criando agora e vou te passar o endereço para vc ver o resultado.

    e, me passa seu e-mail por favor, seria melhor “conversar” por ele do que ficar enchendo seu blog. mas se vc quiser continuar no blog NÃO TEM PROBLEMA.
    e uma duvida sobre a animação m2: quando a animaçãotermina, libera os extras, descobri todos menos o ninja das sombras. sinceramente, você pode me mandar uma foto dele na animação?


  27. Ei cara, a comunidade no orkut ficou jóia, já convidei todos meus amigos para participar dela. Dê uma olhada:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=80831605&refresh=1


    • Huahuahuahua… eu não esperava isso… uma comunidade dedicada a mim?

      Que isso cara…. acho que você está me colocando em um patamar muito alto… não sou tão bom assim… eu ainda estou aprendendo Flash… sou um iniciante no mundo da animação.

      Se você quiser fazer uma comunidade para os fãs do “M2” (Mortal Meeting) ficarei feliz em participar, comentar, discutir, ouvir opiniões, aceitar ajuda, fazer parcerias e até ensinar o pouco que sei.

      Obs.
      Acho que um processador Celeron 2.6 não vai dar conta do pacote ADOBE CS4… se pretende permanecer com essa máquina, compra mais memória que sai mais em conta e pega o pacote da ADOBE CS3

      Eu já lhe passei meu e-mail, mas prefiro conversar em meu blog… para mim é mais conveniente…

      Sobre como montar uma máquina com R$ 500,00 ou aproximadamente esse valor, eu precisaria saber o quanto você sabe sobre Hardware. Então nós podemos achar a solução.


  28. POUCO QUE SABE????? CARA VC É UM MESTRE NO FLASH!!!!!!
    ei Sei sobre informática sim, cara. hehehe esse é meu segundo pc, porque, acredite se quiser, mas eu aprendi muita coisa nele tanto é que eu chegei a…(não vai contar pra ningém, heim?) qeuimar a placa mãe da máquina. bem, mas como vc diz, também não sou profissional sobre informática, mas estou a uns 2 ou tres degraus além dos noob (hehehehe). bem, já varri a net toda a procura de tutoriais para melhorar desempenho da minha máquina (não que ela seja ruim, mas para poder jogar meus jogos em graficos melhores. e também aumentar a velocidade do boot do meu pc. Mas continuou tudo a mesma coisa;nem melhorou e nem piorou minha situação aki.Mas se vc conhece algum tuto ou programa confiável por favor me fale. Mas, me conta aeh, vc viu sua comunidade???? mas se vc fala que é iniciante ainda, profissionais fazem aliens com o flash????? Cara eu fiz essa comunidade porque sou seu fã e amigo. E NÃO VEM COM ESSE PAPO DE INICIANTE QUE EU NÃO CAIO NESSA NÃO, TÁ???????Achei muito massa seus trabalhos e…. CONTINUA! CONTINUA ! CONTINUA! (vc que quis incentivos para continuar a fazer animações) KKKKKKKKKKKKK


  29. Cara primeiro queria dizer q essa animação esta muito boa, eu vi akelas 3 animações do proxicide, e a sua esta bem parecida com a dele.

    Enfim, não eh todo dia q se encontra um brasileiro q faz essas animações, ter deve ter mais ainda não vi outros, por isso quero aproveitar pra te pedir uma ajuda, bom animar eu ateh sei um poko, tenho conhecimentos em photoshop,illustrator,flash e action script bem pouco

    Mas eu tenho algumas duvidas como por exemplo:
    Eh melhor animar no photoshop ou no flash?

    como fazer uma interação dos peronagens com o cenário, pois esse eh um problema que ainda não consigui resolver, porque normalmente tem q animar o cenário tb, jah tentei isso no photoshop mais não consegui, no flash ainda não tentei

    essa v-cam isso tb não tenho noção

    cara se vc puder me ajudar agradeceria muito

    Obrigado


    • Para Eduardo
      Olá camarada prazer em conhece-lo

      Respondendo as suas perguntas, definitivamente é melhor animar em flash, tanto para o desenho a mão livre quanto utilizando os sprites. O photoshop deve ser utilizado somente para realizar acabamentos em sprites ou cenarios em bitmaps.
      Quanto a questão da interação com os cenários:
      Primeiro – Eu pessoalmente planejo antes quais serão os pontos de interação com o cenário.
      Segundo – Preparo o cenário “após interação”… pois esse será meu cenário definitivo.
      Terceiro – Preparo somente a(s) parte(s) do(s) cenario(s) que sofrerá a interação “antes da interação”.
      Quarto – Usando o flash, faço uma colagem do pedaço “antes da interação” sobre o cenário definitivo “após interação”.
      Quinto – Faço a animação somente do(s) pedaço(s) “antes da interação” transformando em “após interação”.

      Enfim, não é necesário desenhar ou refazer o cenário duas vezes, pelo menos ainda não foi o meu caso, eu somente maquiei parte do cenário com camadas temporárias.

      Já ese lance a V-CAM, eu também não entendi como usa-la, embora eu saiba como funciona. Baseado no funcionamento dela desenvolvi um código para me auxiliar, pois não achava que a V-CAM faria o que eu desejava, além de ocupar processamento extra sem precisar ter necessariamente uma animação, isso era um empecilho para mim, pois processamento em demasia causa LAG, e como eu não queria ver isso acontecer, em meu método emprego a utilização de processamento só quando solicitado. Resumindo o sistema V-CAM ocupa o processador indepentente da sua vontade e o meu ASSM só ocupa o processador quando solicitado assim como só o que for solicitado.
      Não estou dizendo que o meu sistema é melhor que o outro, só apenas que ele supri “as minhas necessidades” melhor que o outro.

      Posso explicar como o meu funciona e suas limitações, porém sobre o V-CAM você terá que pesquisar, pois eu não sei como usa-lo.
      Outro detalhe é que parece-me que o sistema V-CAM é bem mais fácil de utilizar que o meu. Hehehe…

      Um abraço e me desculpe a demora para responder.


      • Poxa vlw por me responder, e nem esquenta vc demorou pra responder pq deve ter seus afazeres

        bom resumindo oq vc me respondeu, jah estou tentando animar no flash, não que seja dificil essa parte de coreografar as lutas e tal, mais ainda tenho duvidas

        cara tenho muitas idéias, tenho muitos personagens, poderiamos trocar algumas idéias

        vc por caso teria msn?, caso vc não tenha teria como vc fazer um para trocarmos idéias

        aguardo resposta

        abraço amigo


      • Para Eduardo

        Caro eduardo, infelizmente odeio estes programas de bate papo, por isso não os uso…. não tenho MSN, AIM, Yahoo Messager.
        Entretanto, depois de muito ser pertubado por um colega, acabei instalando o Skype.

        Se quiser me procurar no Skype, meu nick é Ecripsuroy.
        Caso não queira instalar o Skype, não há problema algum em trocar idéias aqui no site mesmo.

        Um abraço.


      • entendendo cara, eh q o msn seria melhor para trocarmos umas idéias, seria mais pratico

        o ruim de falar aki pelo site eh q por exemplo, hj eu deixo umas msg, dai vc pode demorar pra responder, pq vc deve ter suas responsas, dai por msn não teria esse problema



Deixe um comentário

