h1

Street Fighter – A Lenda de Chun-Li.

5 de outubro de 2009

Olá a todos vocês que visitam meu humilde blog, é um prazer em revê-los.

Bom, hoje como podem notar falarei sobre o fiasco do filme “A Lenda de Chun-Li” que assisti esse final de semana 03/10/2009 (for americans 10/03/2009).

Gente, para quem não viu o filme e pretende vê-lo, estou avisando abaixo contém fortes cenas de Spoilers.

Sim, deveras verdade, outro fiasco da CAPCOM, não maior que o primeiro Street Fighter com Jean Claude Van Dame, mas ainda longe do que poderia ser considerado como aceitável, esse filme é uma completa “viagem na maionese” a não ser pelo fato das personas ainda manterem seus nomes, mesmo que a aparência dos atores não tenha correlação com os personagens.

Os primeiros 10 minutos de filme aparentam ao fã estar assistindo ao início de tudo, a origem da saga de Street Fighter. Então tudo começa a cair por terra.

Por onde começar ? …… Vejamos, vamos resumir o filme com as histórias dos personagens rapidamente.

O Pai da Chun-Li

O Pai Diplomata da Chun-Li

O primeiro a aparecer no filme, posso dizer que a CAPCOM aqui teve coerência na escolha do ator e só, pois não se engane, O Pai da Chun-Li não é um detetive da polícia mas sim algum tipo de diplomata. Portanto ele não está caçando a Shadaloo.

Bison rapta o pai de Chun-Li no comecinho do filme e já daí que a história toda muda em relação a do game.

O bandidão Balrog

O bandidão incopentente Balrog

Na moral, a única relação desse Balrog com o do game, é a raça. Esse Balrog não é um boxeador, praticamente só anda armado porque não sabe lutar, só tem tamanho e não tem história nenhuma no filme, é apenas um capanga incopetente de Bison.

O que é mais intrigante no filme é que ele primeiro é mandado vigiar a Chun-Li, depois ele decide mata-la e por fim já que é impossível matar ela, porque ela tem muita sorte uma tropinha do Bison a captura.

O Empresário Bison

O Empresário Bison

É isso mesmo que você acabou de ler, Bison é um Mega empresário sem escrúpulos e sem o Psycho Power que tomou posse da Shadaloo e outras organizações mafiosas matando seus cabeças. A Shadaloo por sua vez é uma empresa que parece ser do ramo imobiliário, que se relaciona com as várias famílias mafiosas de Bangkok e que detém uma tropa particular de assalto, que mas parece um grupo paramilitar.

Ele rapta o pai de Chun-Li apenas com o intuito de possuir seu bom relacionamento no mundo político ao seu alcance. E isto é muito conflitante pois Bison sempre consegue as coisas matando quem o interfere e um belo dia quando ele captura a Chun-Li decide matar seu pai.

Essa é a Chun-Li ?

A pianista, Chun-Li ?

Sim, essa é a Chun-Li, magrinha com um rostinho fofinho embora tente fazer cara de má, desprovida dos dotes femininos que a fez mundialmente conhecida nos games e que principalmente, não sabe lutar. Era de desejo do pai que Chun-Li fosse pianista e então assim sendo, ela não é quem você gostaria quem fosse, muito menos chinesa.

Um belo dia muitos anos depois de ver seu pai sequestrado a mãe de Chun-Li morre e ela decide ir em procura do pai com um pergaminho que nem se quer sabe o que está escrito e aí começa um monte de baboseira fedida e mal contada  e mais algumas péssimas cenas de luta que não vou perder o tempo transcrevendo aqui. Enfim Chun-Li assiste Bison matar o pai dela e depois, por uma série de atos irracionais impensados de toda a Shadaloo Chun-Li foge para voltar no final e se vingar de Bison.

Charlie ou Nash ?

O agente da Interpol. Charlie ou Nash ?

É isso aí pessoal o loirão braço direito do Cel. Guile e graduado na Força Aérea Americana, por mais incrível que pareça aqui é um policial da Interpol. Por decisão da CAPCOM foi unido o dois nomes Charlie e Nash para formar uma única identidade com nome e sobrenome então agora  ele se chama oficialmente Charlie Nash.

Charlie Nash está investigando o assassinato dos maiores cabeças mafiosas de Bangkok e em uma bela noite de vigia a uma subordinada de Bison, ele vê Chun-li e não sei porque nem como ele relaciona tudo. E só.

Maya Sunee

A policial Maya Sunee

  Essa é a parceira temporária de Charlie e nova personagem na série. Maya pertence a divisão de homicidios e está investigando um caso de assassinato aparentemente ligado a máfia. Sem mais aprofundamento.

Gen é mocinhno ou bandido?

Afinal, Gen é mocinhno ou bandido?

Aparentemente no game Gen era amigo do pai da Chun-Li e mentor da mesma nas artes marciais, no filme ele é líder de uma organização não convencional chamada A Ordem da Teia, que ajuda os necessitados, porém no passado já fora um bandido e companheiro de infância de Bison.

O filme basicamente trata muito sobre a relação entre Gen e Chun-Li como mestre e discípulo, assim como a história é tão vaga quanto “prosopopéia flácida para boi dormir”.
Faz a melhor cena de luta do filme, pois é o único ator que sabe lutar no elenco

Toureiro, Espanhol, Metrosexual

Toureiro, Espanhol, Metrosexual ... Vega ?

 Ah …. dexa eu ver, o que eu posso falar desse cara. Ele deveria fazer o papel de um assassino pisicopata e de certo respeito no contexto da história assim como na série Street fighter Victory e na clássica animação  Street Fighter II the Movie. Entretanto faz 2 aparições de uns 5 segundos e essa cena que deveria ser uma luta de 1 minuto.

Dexa eu ver  o que mais eu posso falar…. tirando o personagem Gen interpretado por Robin Shou, ninguém do elenco sabe lutar ou tem qualquer conhecimento sobre artes marciais. Aparentemente devido a essa falha, que considero gravíssima para um filme que trata sobre lutadores, forçou com que equipe de coreografia utiliza-se cabos em excesso para poder executar as poucas cenas de luta. Pode acreditar que você notará os cabos mesmo que tenham sido removidos da cena pela equipe de efeitos visuais.

Outros pontos negativos na história são os cliches, as incoerências de ações entre os personagens no contexto do filme e uma previsível visualização da cena seguinte e os Defeitos visuais. Alguém aí perguntou sobre a soundtrack ? Desculpe  não sei informar se existe uma.

Não mencionarei aqui sobre a história de Bison para que vocês possam apreciar a humilhante história desenvolvida para um personagem tão inespressivo nesse filme.

O único ponto positivo mesmo que posso dar para a CAPCOM é não ter sido pior que o primeiro.

Provavelmente um dia farei um manifesto on-line para reunir os fãs de Games,  HQ e Mangá, enumerando o que deve ser considerado no ato de realizar uma adaptação de uma obra de ficção para a telona. Algo como:

Sobre a seleção de atores para a atuação dos personagens:

1- Nós fãs sabemos que é impossivel reunir todos o elenco de atores com as mesmas caracteristicas genéticas que os personagens da obra inpiradora possuem. Solicitamos humildemente que
 na seleção dos atores, estes tragam pelo menos algumas características físicas reconhecíveis das entidades que eles representam.
Exemplo Negativo:
Se um personagem é caracterizado por ser mestiço e de cabelos lisos e longos, jamais será aceito por um fã um ator branco, loiro e com cabelos lisos e longos, pois estas não são as suas características.

2- A maioria de nós fãs sabemos que as roupas do universo imaginário não condizem com o universo real e por concenso decidimos aceitar as adaptações das suas vestimentas para algo mais tangível a nossa realidade.

3 – Se um personagem possui determinadas habilidades como: Perícia em armas brancas ou de fogo, conhecimento sobre artes marciais ou possui super poderes, esperamos que estas características sejam respeitadas e os atores a serem convocados já tenham conhecimento das habilidades, treinamento ou intervenção por métodos gráficos para que eles atinjam um resultado iqual ou semelhante a obra da qual foram retirados.

Sobre a história:

1- Nós fãs solicitamos que na adaptação da obra da história original para o cinema, a história dos personagens sejam respeitadas e o mínimo possível alterada pois não faz sentido para nós a alteração destes parâmetros, já que em outrora uma pessoa denominada Gamer Designer ou Roteirista já fizera este trabalho carinhosamente e cuidadosamente para que os fãs possam acompanhar a desenvoltura da trama.

2- É inaceitável, inegociável e ofensivo para nós fãs e afficcionados matar um personagem da trama principal de forma banal.

3- Nós fãs aceitamos adaptações no decorrer da história desde que respeitado o histórico do personagem e assim entendemos que é um ponto de vista ou sugestão de outro fã assim como nós.

Considerações Finais:

1 – Nós fãs, somos exatamente fãs da obra por ela ser o que é devido a nossa identificação com a idéia do autor original, portanto qualquer adaptação da obra sempre estará exposta a críticas por nós, uma vez visto que modificações não são bem vindas e nos fazem questionar: O que há de errado na obra ? Não é boa o suficiente ? Ofende a alguém ? Será que ninguém além de nós intende o autor ? …

2 – Assim como mencionado no parágrafo anterior a “adaptação” entendida por nós como “modificação” é intrigante para nós porque já temos uma concepção da obra que não se relaciona com nenhuma outra verdade a não ser aquela vista na própria obra e outro “indivíduo”, entenda este como indústria cinematográfica, vem nos apresentas uma suposta correção ou arrecadação de trocados. Isto não é bem vindo por nós.

3 – Aconselhamos a indústria cinematográfica a seguir ou pelo menos se guiar no roteiro original desenvolvido pelo Gamer Designer ou Roteirista. Para nós estes detém a verdade sobre os fatos, mesmo que por vezes controversos infantis, absurdos ou incoerentes suas obras vendem por serem como são, se vocês tem interesse no mesmo público que eles cultivaram, mantenham-se centrados na história original. Caso o interesse seja arrecadar uns trocados, divulguem na mídia como nova versão da obra e não como adaptação.

Ass.  Associação dos Fãs reunidos por um entendimento melhor

Bom seria algo desse gênero, é claro teria que passar na mão de muitos fãs e fazer um concenso entre todos. Uns são mais tolerante outros menos. E daí acabaria tendo que sair a risca a obra original. mas temos que ser um pouco mais maleáveis, senão ninguém vai querer fazer mais filmes de Games, HQ e Mangás devido as quebras de orçamento e falta de bilheteria.

valew gente… fico por aqui hoje já escrevi pacas.

E por enquanto fica aqui as melhores adaptações ou maluquices para as telonas na minha opinião em ordem cronológica.

(1978) Superman –  O Filme  (Christopher Reeve)
(1989) Batman  (Michael Keaton e Jack Nicholson)
(1995) Mortal Kombat – O Filme
(2000) X-MEN – O Filme}
(2002) Resident Evil – O Hóspede Maldito
(2003) X-MEN 2
(2004) The Punisher (Thomas Jane e John Travolta)
(2005) Terror em Silent Hill
(2006) X-Men 3 – O Confronto Final
(2007) 300
(2007) Transformers
(2008) Batman o Cavaleiro das Trevas
(2008) X-Men Origens – Wolverine
(2009) Transformers 2 – A Vingança dos Derrotados

Anúncios

7 comentários

  1. Putz, eu ainda n assiti, mas tava com vontade, agora ja n to +… estragaram td msm hein… como uma personagem de um jogo chamado street fighter(lutador de rua) n sabe lutar e o filme n tem qse nenhuma luta… c eless querem fazer algo, q seje proximo akela serie anime do SF q tinha no SBT(c n me engano)! afff
    o filme do dragon ball eu ainda n assisti, mas o goku ta feião dakele jeito… tinham q colocar uma peruca nakele MLK q faz o papel dele… cabelo nada a ver com o goku…


  2. Vendo as palavras de um profissional o filme parece realmente ruim KKKKKK
    Mas eu assisti e como num so profissa como o Suroy, eu não dei atenção a nenhum desses aspectos que ele citou… Exceto o fato de alguns personagens não terem nenhuma semelhança e certas coisas acontecem do nada, o bison morrer daquele jeito… Enfim, eu vi e achei legal… Não é dos melhores, admito mas até que dá pra assistir se você estiver MUITO atoa rsrs


  3. E aih suroy, como vai?
    Feliz ano novo! foi td trankilo?
    E como eh q ta o andamento do 3a animação? ta mto enrolado aih na RL?
    Abraços


  4. Ta vivo cara? XD


    • Ta vivo cara? XD +1


  5. Pô suroy, oq aconteceu contigo, cara???? eu parei de postar comentários mas to sempre visitando o blog…
    cde a animação??????
    até o povo tá perguntando se vc tá vivo…


  6. Só pra falar, eu e uns amigos meus criamos SIM, chars dos personagens para mugen / !!!!!!!
    pra quem quiser, me avise no blog ou me mande um e-mail (wagnellesferrari@hotmail.com)



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: